Poucas animações foram capazes de impactar o público mundial em seu lançamento quanto “Akira“, obra-prima do diretor e mangá, Katsuhiro Otomo que, antes mesmo de trazer a conclusão de sua obra no formato de mangá, nos apresentou uma adaptação cinematográfica de qualidade que somente seu idealizador seria capaz de conceber.
Produzido pela Tokyo Movie Shinsha, “Akira” apresentou técnicas de animação revolucionárias, cenas de ação impressionantes pela qualidade visual e violência gráfica, uma trilha sonora icônica e uma trama densa, passível de interpretações diversas e conduzidas com personagens de caráter dúbio, imperfeitos mas ainda assim muito humanos.
O filme foi um dos principais responsáveis pela popularização da animação japonesa, comumente referenciada como “anime”, no ocidente, serviu de inspiração para artistas e obras nas mais diversas mídias e até hoje é considerada uma das animações mais importantes da história do cinema. E neste vídeo do canal Elegante iremos descobrir como “Akira” foi desenvolvido, chegou aos cinemas e criou um legado que perdura mais de três décadas após o seu lançamento. Confira;