ArtigosLista
Destaque

Filmes que tiveram jogos como inspiração

Não são poucos os filmes e séries que trazem o esporte como tema principal. Alguns deles se concentram em retratar algum evento ou jogo específico, outros podem ser biográficos e há ainda os documentários. Nesta lista vamos abordar produções de diversos gêneros que trazem os jogos ou disputas esportivas como tema principal: Confira;

Rocky: Um Lutador (1976)

Rocky: Um Lutador

Rocky: Um lutador abre nossa lista com honras. Afinal, durante sua produção não havia muitas esperanças de que se tornaria um sucesso. Sylvester Stallone já tinha oferecido seu roteiro em três dias a vários estúdios e só teve negativas.

Até que a United Artists aceitou e começou a procurar um ator para interpretar o lutador ítalo-americano. Devido à insistência de Stallone, atores como Burt Reynolds, James Caan, Robert Redford e Ryan O’Neal, todos com muito sucesso, não conseguiram o papel.
O resultado foi surpreendente. Indicado a 9 estatuetas, o filme venceu o de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Edição. O tema “Gonna Fly Now” não venceu, mas é impossível escutá-lo e não ligar ao filme que virou uma franquia de sucesso.

A Grande Jogada (2017)

Filmes Que Tiveram Jogos Como Inspiração

A Grande Jogada (Mollys’s Game), venceu vários prêmios em 2018, chegando inclusive a ser cotado ao Oscar. Baseado em uma história real, traz Jessica Chastain no papel de Molly. A ex-esquiadora teve que fazer uma reviravolta em sua vida e mudar de ramo por não conseguir mais voltar ao seu esporte.
E para isso juntou-se a um grupo de milionários e celebridades que se reunia para jogar poker de alto risco e que exige táticas e estratégias avançadas. Mais inteligente do que qualquer um ali, Molly começou a observar os jogadores e a entender rapidamente todas as regras e jogadas e utilizá-las à seu favor.
Como falamos logo acima, a verdadeira Molly refez mais uma vez sua vida, escrevendo a história de sua vida e se tornando empresária. Outra curiosidade é que alguns jogadores são inspirados em celebridades reais de Hollywood, que de fato participam de jogos de poker.

Karatê Kid – A Hora da Verdade (1984)

Filmes Que Tiveram Jogos Como Inspiração

Os oitentistas com certeza passaram pela fase em que brotaram em cada esquina brotou um dojô. Karatê kid fez um enorme sucesso, alçando Ralph Macchio e Pat Morina à posição de estrelas. Daniel Larusso é um jovem pobre que sofre bullying ao se mudar para outra cidade. Seu principal inimigo é Johnny Lawrence, que faz parte de outra equipe.
A vida de Larusso muda quando o Sr. Miyagi, um herói de guerra e mestre de karatê resolve tomá-lo como seu discípulo e deixa-lo apto para a partida. Pat Molina chegou a ser indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro de ator coadjuvante, mas não levou. No entanto, a produção fez tanto sucesso de público que teve quatro sequências.
A série Cobra Kai, em exibição na Netflix, trouxe de volta vários atores principais mostrando a sequência de como estaria a vida deles. A série também vem mostrando excelentes resultados de público, com sua última temporada sendo esperada para ainda este ano.

Heleno (2011)

Filmes Que Tiveram Jogos Como Inspiração

Vamos a um filme nacional pouco lembrado mas que merece destaque. Dirigido por José Henrique Fonseca e protagonizado por Rodrigo Santoro, o filme reconta a trajetória do futebolista Heleno de Freitas, que jogou no Botafogo e na década de 40. Heleno fazia jogadas de mestre nos campos em um tempo em que o futebol brasileiro começava a se destacar.
Além de um excelente jogador, Heleno também fazia sucesso entre as mulheres, pois era conhecido por seu charme. Apelidado de “Gilda” (personagem de Rita Hayworth no filme homônimo) por seu temperamento forte, tinha uma vida desregrada, gastando muito e se viciando em drogas posteriormente.
O jogador teve um fim triste, retratado no drama que tem como ponto positivo a fotografia. As imagens em preto e branco trazem de volta o glamour do Rio de Janeiro da década de 40. O roteiro foi baseado em “Nunca Houve um Homem como Heleno” de Marcos Eduardo Neves. O próprio título do livro também remete à famosa frase sobre a personagem Gilda: “Nunca houve uma mulher como Gilda”.

O Homem que Mudou o Jogo (2012)

O Homem Que Mudou O Jogo

O Homem Que Mudou o Jogo (Moneyball) traz a história real de Billy Beane, um jogador que abandonou o beisebol por não conseguir ganhar em nenhuma equipe em que fez parte. Após passar um tempo desanimado com isso, Beane ganhou uma chance quando passou a trabalhar para tornar uma equipe de baixo rendimento em uma equipe de sucesso.
Dirigido por Bennett Miller, o filme que trazia Brad Pitt no papel principal, foi indicado a seis Oscars e a quatro Globos de Ouro. Apesar de não ter ganhado nenhum prêmio, o drama é excelente do ponto de vista motivacional, já que mostra como é possível sair de uma situação ruim e recuperar-se seguindo em frente.
Por isso, muitas vezes O Homem que mudou o jogo é mostrado para jogadores de vários esportes, para que eles vejam como é possível vencer mesmo com tantos entraves em suas carreiras.

Felipe Bastos

Felipe Bastos da Silva é um jornalista e crítico de cinema brasileiro, fundador e editor do site Cinema & Afins. Desde a sua criação em 2007, o site se tornou uma referência na cobertura de cinema, séries, games e cultura pop, com uma abordagem aprofundada e jornalística. Ao longo dos anos, o site ganhou um público fiel e se firmou como uma fonte confiável para quem busca análises detalhadas e imparciais sobre as novidades do cinema e da cultura pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo