Ter a função de interpretar o presidente dos Estados Unidos já foi honra (ou não) para muitos atores conceituados de Hollywood.
Michael Douglas, Morgan Freeman e Harrison Ford são alguns dos que estiveram no papel de uma das figuras políticas mais importantes do mundo. Pensando nisso, separamos algumas das mais célebres interpretações de presidentes fictícios do cinema.
Michael Douglas
Meu Querido Presidente (1995)
Douglas foi Andrew Shepherd, um presidente que se apaixonou por uma lobista da política ambiental justamente no ano em que lutava para concorrer à reeleição. A oposição explorou politicamente a situação e Sheperd viveu altos e baixos no relacionamento. Douglas mostrou o quanto é difícil um presidente manter sua vida profissional longe da particular.
Kelsey Grammer
Promessas de um Cara de Pau (2008)
Grammer interpretou o republicano Andrew Boone na comédia que faria sátira à política. Atual presidente, Boone viu sua reeleição ficar na mão do pai solteiro Bud Johnson (Kevin Costner), responsável por decidir quem seria eleito. Para convencer Bud, Boone mudou todos os seus conceitos, apoiando entre outras coisas o meio-ambiente e o casamento homossexual. Grammer mostra que um candidato é capaz de tudo para se eleger.
Morgan Freeman
Impacto Profundo (1998)
Freeman foi o presidente Tom Beck na película. Quando cientistas descobriram que um mega asteróide colidiriam com o planeta, Beck decidiu construir cavernas para abrigar um milhão de norte-americanos. Após enviar, um grupo de experientes astronautas ao espaço, o presidente consegue salvar o mundo e sai como um dos heróis da história.
Dennis Quaid
Tudo pela Fama (2006)
Com um personagem cômico, Quaid interpreta o presidente Joseph Staton, criticado veementemente pela imprensa. Dependente dos seus assessores, Staton foi convencido a participar do reality show musical mais popular do país, onde quase acabou sofrendo um atentado terrorista.
Harrison Ford
Força Aérea Um (1997)
Ford foi o presidente James Marshall, que viu terroristas sequestrarem o Força Aérea Um, avião presidencial, com toda sua família como refém. Ao invés de abandonar o avião, o presidente decidiu permanecer na aeronave e conseguiu soltar todos os reféns e salvar sua família.
Jack Nicholson
Marte Ataca! (1996)
Nicholson esteve no papel do presidente James Dale, um otimista que acreditava que os marcianos viriam à Terra em paz. Após fazer contato com os alienígenas e perceber que eles tinham a ideia de destruir a raça humana, o cômico personagem percebeu que deveria ter feito uma política de defesa melhor.
James Cromwell
A Soma de Todos os Medos (2002)
Na pele do presidente J. Robert Fowler, Cromwell viveu um conflito ao achar que os russos atacaram os Estados Unidos com uma bomba nuclear em Baltimore. Porém, ele decidiu acreditar no analista da CIA Jack Ryan (Ben Affleck) que afirmava que o presidente da Rússia não era o culpado. Fowler tomou a opção certa, salvando o planeta, em mais um caso que o presidente norte-americano vira um dos heróis da história.
Kevin Kline
Dave, Presidente por um Dia (1993)
Kline aparece no filme em dose dupla como o presidente Bill Mitchell e seu sósia Dave Kovic. Após Mitchell sofrer um ataque cardíaco, Kovic, um dono de uma agência de empregos, assumiu o seu lugar em uma jogada dos assessores do presidente para dominarem o poder. Porém, Kovic decidiu tomar as suas próprias decisões e se apaixonou pela primeira-dama.
Gene Hackman
Poder Absoluto (1997)
Diferentemente da maioria dos presidentes norte-americanos interpretados no cinema, Gene Hackman interpreta um vilão. Na pele de Allen Richmond, ele foi flagrado por um ladrão (Clint Eastwood) que ia roubar a casa quando vê Richmond, eleito recentemente presidente, matando uma mulher em um quarto. O político saiu à caça do ladrão para apagar as provas do crime.
Bill Pullman
Independence Day (1996)
O caso mais claro em que o presidente dos Estados Unidos assume a posição de herói para salvar a humanidade. Pullman foi o presidente Thomas J. Whitmore que para impedir que alienígenas destruíssem o planeta chega até a pilotar um avião e matar uns extra-terrestres.