Particularmente, filmes com zumbis sempre me agradaram principalmente os dirigidos pelo cineasta George Romero, que se tornou uma lenda no gênero.
Porém, é difícil de ver uma produção inovadora, normalmente as produções só mudam de diretor e elenco, mas é aquela velha história; “seres humanos são infectados por um vírus ( alguns filmes apenas mudam a origem do vírus ), se tornando mortos vivos que precisam praticar o canibalismo para sobreviver. E os sobreviventes se unem para exterminar com a maldição”.
Enfim, basicamente este é o roteiro que assombram as produções hollwoodianas…apenas produções hollywoodianas ? Não mesmo, existem produções NACIONAIS !
Infelizmente, o Cinema Nacional não tem o reconhecimento que merece, ainda mais se tratando de produções independentes, como por exemplo “Capital dos Mortos Vivos” e a “Era dos Mortos”, ambos filmes nacionais do circuito independente.
“A Capital dos Mortos”, foi o primeiro longa-metragem nacional do gênero terror a ultrapassar a marca dos 80 min. O projeto nasceu através da vontade de Tiago Belotti (diretor) de concretizar em filme esta ideia. Iniciou-se a produção em estado germinal com uma câmera emprestada, um roteiro e algumas pessoas em torno do mesmo propósito. Rodrigo Martins ingressou na ideia como produtor do filme, trazendo um novo vigor. Aos poucos, novos voluntários apareciam de todos os cantos, atores, figurantes e todo tipo de ajuda.
Foi criada uma comunidade no Orkut sobre o filme e rapidamente o número de membros cresceu demonstrando o interesse das pessoas de concretizar o projeto .De acordo com o site oficial, o longa e está 95 % pronto, faltando apenas a edição e deve estrear no final de dezembro ou Não. No trailer abaixo, podemos conferir um pouco do resultado.
Trailer de A Capital dos Mortos
“Não sou profissional, e honestamente nem quero ser. Prefiro ver isso como um hobby, onde os resultados não são produtos de mercado e sim SONHOS REALIZADOS”. São essas as palavras de Rodrigo Brandão ( diretor e idealizador ) em entrevista a uma rádio local, falando sobre seu “Era dos Mortos”, longa Mineiro, totalmente independente. Gravado em Minas Gerais, a trama é acompanhada por uma narração de Histórias em Quadrinhos, ilustrado pelo Micael Holderbaum, natural de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. A
As histórias em quadrinhos, completam partes da trama do filme, contando que aconteceu com os personagens da história antes deles aparecerem no filme, elas podem ser conferida no Site Oficial do Filme, ou no DVD, aliás o DVD do filme com direito a extras com Making Of, clip da trilha sonora do filme (a Trilha sonora feita por uma Banda Independente, AlienAqto),fotos da produção, pode serem adquiridos por 15 reais no site oficial do Filme. Apesar de a “Era dos Mortos” ter apenas de 50 minutos de duração, a película tem um visual caprichado com uma ótima fotografia, edição e um ritmo ágil, como podem conferir no trailer Abaixo.
Trailer a Era dos Mortos
Apesar de “Era dos Mortos” e o “Capital dos Mortos” seguirem o roteiro clichê, ambos os filmes merecem o reconhecimento pela dedicação e a coragem dos seus realizadores de tentar resgatar um gênero extinto no cinema Nacional .