Na manhã desta segunda-feira (dia 15), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista dos indicados do Oscar 2021. Como não poderia ser diferente, a 93.ª cerimônia de entrega dos Academy Awards quebrou seis fatos históricos, confira;
Primeiro muçulmano indicado a melhor ator – Riz Ahmed
Riz Ahmed se tornou o primeiro muçulmano a concorrer ao Oscar na categoria de melhor ator. Ele é o protagonista de “O Som do Silêncio“, filme original do Amazon Prime Video.
Recentemente o também muçulmano Mahershala Ali venceu na categoria de melhor ator coadjuvante por “Moonlight: Sob a Luz do Luar” e “Green Book: O Guia“.
O mais velho indicado a melhor ator – Anthony Hopkins
Anthony Hopkins se tornou o mais velho concorrente à categoria de melhor ator no Oscar. Indicado aos 83 anos por sua atuação em “Meu Pai“, o ator quebrou o recorde de Richard Farnsworth, que concorreu ao prêmio em 2000 por “Uma História Real”.
Henry Fonda ainda é o homem mais velho a ganhar um Oscar de Melhor Ator. A lenda tinha 76 anos no momento que foi premiado por ‘Num Lago Dourado‘
Em 2012, Christopher Plummer (que faleceu em fevereiro) tornou-se o homem mais velho a ganhar o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. O veterano tinha nada menos que 82 anos no momento em que foi aclamado por seu desempenho em ‘Toda Forma de Amor‘.
Primeiro asiático-americano indicado a Melhor Ator – Steven Yeun
Steven Yeun se tornou o primeiro asiatico-americano indicado à categoria de melhor ator no Oscar. Nascido em Seul, na Coreia do Sul, e criado nos Estados Unidos, o ator que ficou mundialmente em The Walking Dead, vai disputar a categoria por seu trabalho em “Minari“, drama dirigido Lee Isaac Chung.
Duas mulheres disputam Melhor Direção – Chloé Zhao e Emerald Fennell
Pela primeira vez na história do Oscar, a 93ª cerimônia terá duas mulheres concorrendo à categoria de Melhor Direção. Chloé Zhao concorre por seu trabalho em “Nomadland“. Já Emerald Fennell concorre por seu trabalho por “Bela Vingança“. Além disso, Chloé Zhao é também a primeira mulher chinesa a receber uma indicação na categoria.
Vale lembrar que a Kathryn Bigelow, foi a primeira mulher a ganhar um Oscar de melhor direção, por “Guerra ao Terror“.
Atriz negra mais indicada na história – Viola Davis
Viola Davis se tornou a atriz negra mais indicada na história do Oscar. Indicada na categoria de Melhor Atriz por sua atuação em “A Voz Suprema do Blues“, a atriz chegou a quarta indicação de sua carreira.
A primeira vez em que Viola Davis concorreu ao Oscar foi na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por “Dúvida“, em 2009. Já em 2012 ela foi nomeada a Melhor Atriz por “Histórias Cruzadas“. Em 2017, levou o Oscar de melhor atriz por sua performance no filme “Um Limite Entre Nós“.
Vale lembrar que a atriz Hattie McDaniel se tornou a primeira negra da história a ganhar um Oscar, o de Melhor Atriz Coadjuvante por sua performance em ” … E o Vento Levou“.
Indicada ao Oscar e ao Framboesa de Ouro pelo mesmo papel – Glenn Close
O drama exclusivo da Netflix “Era uma Vez um Sonho” de Ron Howard, foi massacrado pela crítica. Porém, a atriz veterana Glenn Close, conseguiu emplacar uma nomeação na categoria de melhor atriz coadjuvante. O curioso é que ela concorrerá ao Framboesa de Ouro pelo mesmo papel.
Essa é a terceira vez que esse momento raro acontece. A primeira vez aconteceu em 1982, quando o ator James Coco foi indicado em ambas premiações por seu papel em “O Doce Sabor de um Sorriso“. Já em 1984, Amy Irving conseguiu a dupla indicação por “Yentl”, musical dirigido por Barbra Streisand.
A cerimônia do Oscar 2021 vai acontecer em 25 de abril, com transmissão ao vivo no Brasil pelos canais Globo e TNT.
Saiba mais sobre o Oscar