NotíciasArtigoCinemaLista

10 filmes claustrofóbicos para ver antes de “Confinado”

Relembre 10 filmes que exploram o terror e a tensão de espaços fechados

Filmes claustrofóbicos possuem um poder único: transformar o confinamento físico em angústia emocional. Com produções que vão do drama psicológico ao horror, listamos 10 títulos essenciais para quem deseja mergulhar nessa atmosfera — antes de conferir Confinado (Locked), novo thriller estrelado por Bill Skarsgård e Anthony Hopkins, que estreia nos cinemas brasileiros em 29 de maio.



Confira Agora: O que estreia nos cinemas em 29 de maio de 2025

Durante um jantar entre amigos, eventos estranhos começam a acontecer após a passagem de um cometa. O filme brinca com realidades paralelas e a crescente sensação de aprisionamento psicológico.

Sinopse: Quatro casais de amigos com um passado em comum se reúnem para jantar e para esperar que um cometa atravesse o céu. Entretanto, o fenômeno altera tudo. O desencadear de fatos estranhos os deixa incomunicáveis e sem luz no bairro inteiro, exceto por uma única casa a dois quarteirões. O pós-jantar se torna um pesadelo.

9. Gravidade (2013)

Direção: Alfonso Cuarón | Elenco: Sandra Bullock, George Clooney

Sandra Bullock em cena de Gravidade (2013), filme claustrofóbico de Alfonso Cuarón ambientado no espaço sideral.
Sandra Bullock vive momentos angustiantes no espaço em Gravidade (2013), um dos filmes claustrofóbicos mais premiados da década.

Mesmo ambientado no espaço, Gravidade é um filme sobre confinamento. A sensação de isolamento é total, com a protagonista flutuando no vácuo, cercada apenas pelo silêncio e pelo medo.

Sinopse: Durante uma missão espacial de rotina, a engenheira médica Ryan Stone e o astronauta veterano Matt Kowalski são atingidos por destroços de um satélite, ficando à deriva no espaço. Isolados, sem comunicação com a Terra e com níveis de oxigênio cada vez mais baixos, eles enfrentam uma corrida angustiante pela sobrevivência.

Relacionado: 5 dos Melhores filmes com Sandra Bullock

8. O Quarto do Pânico (2002)

Direção: David Fincher | Elenco: Jodie Foster, Kristen Stewart, Jared Leto

Jodie Foster e Kristen Stewart em cena tensa de O Quarto do Pânico (2002), filme claustrofóbico dirigido por David Fincher.
Jodie Foster e Kristen Stewart em O Quarto do Pânico (2002), suspense claustrofóbico dirigido por David Fincher.

Uma mãe e sua filha se escondem de invasores em um quarto de segurança. A tensão é constante, e o espaço que deveria ser seguro torna-se cada vez mais opressor.

Sinopse: A recém separada Meg Altman e a filha Sarah são surpreendidas com a invasão de sua casa por três bandidos. Elas se escondem em um quarto secreto para situações de emergências, mas passam a enfrentar pequenos problemas dentro e fora de seu refúgio, pois o que os homens procuram está justamente no quarto onde elas estão.

Relacionado: As 10 relações mais marcantes do cinema entre mães e filhos

7. Por um Fio (2002)

Direção: Joel Schumacher | Elenco: Colin Farrell, Kiefer Sutherland, Forest Whitaker

Colin Farrell preso em cabine telefônica em cena do filme Por um Fio (2002), suspense claustrofóbico dirigido por Joel Schumacher.
Colin Farrell em Por um Fio (2002), filme claustrofóbico que se passa quase inteiramente dentro de uma cabine telefônica.

Um publicitário fica preso em uma cabine telefônica, ameaçado por um atirador invisível. Em menos de 90 minutos, o filme constrói tensão ininterrupta com um único cenário.

Sinopse: Um consultor de mídia tranquilo se vê preso em uma cilada depois de atender a uma ligação telefônica. O homem deve tentar encontrar uma saída, depois de ser informado de que será morto por um atirador de elite se desligar o telefone.

6. O Poço (2019)

Prisioneiros observando plataforma de comida descendo em O Poço
Uma prisão vertical onde os recursos são distribuídos de forma cruel.

Direção: Galder Gaztelu-Urrutia | Elenco: Ivan Massagué, Zorion Eguileor, Antonia San Juan

Nesta distopia espanhola, os presos são distribuídos em diferentes andares de uma prisão vertical, onde a comida desce em uma plataforma. Uma poderosa alegoria social sobre desigualdade e sobrevivência.

Sinopse: Uma prisão vertical com duas pessoas por nível tentando sobreviver. Há uma única plataforma de alimentos e dois minutos por dia para se alimentar.

Relacionado: O Verdadeiro Significado de “O Poço 2”

5. Janela Indiscreta (1954)

Direção: Alfred Hitchcock | Elenco: James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey

James Stewart observando os vizinhos pela janela em Janela Indiscreta
Alfred Hitchcock cria tensão ao confinar o espectador em um único apartamento.

Um fotógrafo com a perna quebrada observa seus vizinhos da janela de seu apartamento — até suspeitar de um crime. Um suspense elegante e sufocante, construído a partir da limitação do ponto de vista.

Sinopse: Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries, um fotógrafo profissional, está de molho em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muito o que fazer, fica bisbilhotando a vida dos seus vizinhos com um binóculo. Porém vê algumas coisas que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.

4. 127 Horas (2010)

Direção: Danny Boyle | Elenco: James Franco, Amber Tamblyn, Kate Mara

Cena do filme 127 Horas, com James Franco preso entre rochas no deserto
James Franco interpreta Aron Ralston, alpinista preso em uma fenda isolada.

Baseado na história real de Aron Ralston, um alpinista que fica preso em um cânion isolado. Com poucos recursos, ele precisa tomar decisões extremas para sobreviver. Uma jornada intensa de introspecção e dor física.

Sinopse: A história do montanhista Aron Ralston, que ficou preso após uma queda num desfiladeiro no Utah. Nos cinco dias seguintes, Ralston examina a sua vida e tenta sobreviver para descobrir que tem a coragem e os recursos para se libertar.

3. Cubo (1997)

Direção: Vincenzo Natali | Elenco: Nicole de Boer, Maurice Dean Wint, David Hewlett

Personagens presos dentro de uma sala cúbica com armadilhas mortais em Cubo
Um grupo de estranhos tenta sobreviver em uma estrutura repleta de perigos em Cubo (1997)

Um grupo de desconhecidos acorda em um labirinto de salas cúbicas mortais, sem saber como chegaram ali. O clássico cult combina ficção científica, matemática e paranoia em doses perfeitas.

Sinopse: Um policial, um ladrão, uma matemática, uma psicóloga, um arquiteto e um jovem autista são misteriosamente presos em um labirinto de alta tecnologia. Sem comida nem água, eles precisam encontrar um meio de sair do local. Mas precisam também tomar cuidado para não acionar armadilhas letais, que surgem em estranhos cubos.

2. O Quarto de Jack (2015)

Direção: Lenny Abrahamson | Elenco: Brie Larson, Jacob Tremblay, Sean Bridgers

Mãe e filho vivendo confinados em um pequeno cômodo em O Quarto de Jack
A força do vínculo familiar diante de um cativeiro perturbador.

Baseado em uma história real, o filme mostra mãe e filho vivendo anos presos em um pequeno quarto. Mais do que um relato de sobrevivência, é uma ode à resiliência emocional.

Sinopse: Joy e seu filho Jack vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick, que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas não vê a hora de deixá-lo. Para tanto, elabora um plano em que, com a ajuda do filho, poderá enganar Nick e retornar à realidade.

1. Enterrado Vivo (2010)

Direção: Rodrigo Cortés | Elenco: Ryan Reynolds, José Luis García-Pérez, Samantha Mathis

Ryan Reynolds dentro de um caixão, iluminado apenas por isqueiro em Enterrado Vivo
Um homem acorda enterrado vivo e luta contra o tempo para ser resgatado.

Um homem acorda dentro de um caixão, enterrado no deserto. Apenas com um isqueiro e um celular, ele precisa lutar contra o tempo e o pânico. Um dos filmes mais claustrofóbicos já feitos — e com um final que dificilmente será esquecido.

Sinopse: Paul é um caminhoneiro que trabalha no Iraque. Após um ataque de um grupo de iraquianos, ele acorda e se vê enterrado dentro de um ataúde. Com apenas um telefone celular, é uma corrida contra o tempo para escapar desta armadilha mortal.

O cinema claustrofóbico não depende apenas do cenário — ele trabalha com emoções humanas extremas, como desespero, ansiedade e impotência. Esses filmes nos obrigam a encarar nossos próprios limites, como se estivéssemos presos junto aos personagens, aguardando uma saída que parece nunca chegar.

Qual filme mais claustrofóbicos que você já assistiu? Conte pra gente nos comentários

Felipe Bastos

Felipe Bastos da Silva é um jornalista e crítico de cinema brasileiro, fundador e editor do site Cinema & Afins. Desde a sua criação em 2007, o site se tornou uma referência na cobertura de cinema, séries, games e cultura pop, com uma abordagem aprofundada e jornalística. Ao longo dos anos, o site ganhou um público fiel e se firmou como uma fonte confiável para quem busca análises detalhadas e imparciais sobre as novidades do cinema e da cultura pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo