NotíciasOscar

Os indicados a melhor canção - Oscar 2025

Oscar acontece no dia 02 de março

Nesta quinta feira (23/01), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista dos indicados do Oscar 2025. E para começar o nosso aquecimento, confira os indicados na categoria de melhor canção. Diga nos comentários, qual é a sua preferida.



A Origem do Oscar Melhor Canção

A Origem do Oscar Melhor Canção
Fred Astaire e Ginger Rogers em “A Alegre Divorciada” (1934)

A categoria de Melhor Canção Original foi criada em 1934, e consagrou a música “The Continental”, do filme “A Alegre Divorciada” (1934) como a primeira canção vencedora do Oscar.

The Continental – Fred Astaire e Ginger Rogers
Filme: A Alegre Divorciada

YouTube video

Curiosidades do Oscar Melhor Canção

  • As músicas devem ser originais e especificamente compostas para o filme. Elas devem ser apresentadas de forma integrada ao filme e não podem ser simplesmente adicionadas à trilha sonora.
  • As canções indicadas ao Oscar Melhor Canção são escolhidas por um comitê de membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que são músicos e compositores reconhecidos na indústria.
  • Apenas duas canções instrumentais já ganharam o prêmio: “The Last Emperor” (1987) e “Chariots of Fire” (1981).
  • A primeira canção a ganhar um Oscar e um Grammy foi “The Shadow of Your Smile”, do filme “Adeus às Ilusões” (1965).
  • Em 1995, a música “You’ve Got a Friend in Me”, de “Toy Story”, foi indicada ao prêmio, tornando-se a primeira canção da Pixar a concorrer na categoria.
  • A música “Let It Go”, de “Frozen: Uma Aventura Congelante” (2013), se tornou a primeira canção da Disney a ganhar o prêmio desde “Colors of the Wind, de “Pocahontas” (1995).
  • Em 1971, a cantora Lynn Anderson lançou uma versão da música “I Never Promised You a Rose Garden”, do filme “Houve uma Vez um Verão”, que se tornou um sucesso e chegou ao topo das paradas de sucesso.
  • Dorothy Fields foi a primeira compositora feminina a receber o Oscar de melhor canção original do filme de 1936. Ela escreveu a letra da música que ganhou o Oscar de melhor canção original, “The Way you Look Tonight” cantada por Fred Astaire no filme “Ritmo Louco”. Demorou mais 32 anos antes que uma segunda mulher fosse honrada novamente nesta categoria.
  • Manos Hadjidakis foi o primeiro artista a receber um prêmio por uma canção que foi originalmente escrita numa língua estrangeira (outra que o Inglês), em 1960, pela canção “Ta Paidia tou Piraia” do filme grego “Nunca aos Domingos”
  • Jorge Drexler foi o segundo músico de idioma estrangeiro a ganhar o Oscar de melhor canção original por “Al Otro Lado del Río” do filme Diarios de Motocicleta em 2004.
  • Várias canções icônicas já ganharam esse prêmio ao longo dos anos, como “My Heart Will Go On” de Celine Dion, do filme Titanic, e “Shallow” de Lady Gaga e Bradley Cooper, do filme Nasce uma Estrela.

Os indicados a melhor canção – Oscar 2025

Zoe Saldaña & Karla Sofía Gascón – El Mal

Filme: Emilia Pérez 

YouTube video

H.E.R. Sings “The Journey” from Tyler Perry’s

Filme: Batalhão 6888

YouTube video

Abraham Alexander & Adrian Quesada

Filme: Sing Sing

YouTube video

Filme: Emília Pérez

YouTube video

YouTube video

A cerimonia do Oscar está marcada para o dia 2 de março, no Dolby Theatre, em Hollywood, na Califórnia.

Felipe Bastos

Felipe Bastos da Silva é um jornalista e crítico de cinema brasileiro, fundador e editor do site Cinema & Afins. Desde a sua criação em 2007, o site se tornou uma referência na cobertura de cinema, séries, games e cultura pop, com uma abordagem aprofundada e jornalística. Ao longo dos anos, o site ganhou um público fiel e se firmou como uma fonte confiável para quem busca análises detalhadas e imparciais sobre as novidades do cinema e da cultura pop.

Veja Também

Botão Voltar ao topo