- Ano: 1903
- Direção Edwin S. Porter
- Roteiristas Scott Marble, Edwin S. Porter
- Elenco: A.C. Abadie, Gilbert M. 'Broncho Billy' Anderson, George Barnes, Justus D. Barnes, Walter Cameron, John Manus Dougherty Sr.
- Duração: 11 min
Considerado o primeiro faroeste da história do cinema, O Grande Roubo de Trem (The Great Train Robbery), dirigido e fotografado por Edwin S. Porter (21/04/1870 – 30/04/1941), realizado em 1903, é um dos grandes marcos da sétima arte.
O filme se tornou o gênero mais popular nos Estados Unidos por décadas. Sua importância deve-se ao seu grau de sofisticação, especialmente quando consideramos a época em que foi gravado.
Foi o primeiro a ter filmagens em ambientes externos, a utilizar a chamada “montagem paralela“, além de ser pioneiro no uso preciso da técnica de zoom e incluir uma cena colorida à mão.
Sem contar que elementos como tiros que forçam uma pessoa a dançar, perseguições a cavalo, chapéus de caubói e revólveres de seis tiros se tornaram símbolos da atmosfera genuína do faroeste, sendo copiados até hoje.
A trama do filme é inspirada em um incidente real ocorrido em 29 de agosto de 1900, quando quatro membros da gangue de Leroy George Parker, mais conhecido como Butch Cassidy, conhecida como “Buraco na Parede”, realizaram um ousado assalto a um trem. Os bandidos obrigaram o condutor a separar os vagões de passageiros do restante do trem e explodiram o cofre de um vagão postal, roubando aproximadamente 5.000 dólares.
O filme começa com dois assaltantes mascarados que forçam um telegrafista a enviar uma mensagem falsa para que o trem pare em um local estratégico. Em seguida, os ladrões invadem um vagão, matam um mensageiro, explodem o cofre e roubam o dinheiro. Após dominar o maquinista e parar a locomotiva, eles intimidam os passageiros e fogem a cavalo. Enquanto isso, o telegrafista, mesmo ferido, consegue pedir ajuda, e os criminosos são perseguidos e encurralados por um grupo de justiceiros, culminando em um intenso tiroteio.
Uma cena histórica
Uma das cenas mais icônicas do filme é protagonizada por G.M. Anderson, que dispara diretamente em direção à plateia, criando a ilusão de que os espectadores estavam sendo atacados.
Na época, essa cena provocou medo e surpresa nos cinemas, mas, com o passar do tempo, passou a ser vista como um exemplo pioneiro de interação com o público.
Curiosidades
1. Primeiro uso da montagem paralela
Uma das maiores inovações de O Grande Roubo do Trem foi o uso da montagem paralela, uma técnica de edição que mostra diferentes cenas acontecendo simultaneamente em locais distintos. Essa técnica, que hoje é amplamente utilizada em filmes e séries de TV, ajudou a criar uma narrativa mais dinâmica e envolvente, conectando ações que ocorrem em lugares diferentes.
2. Cena colorida à mão
Apesar de ser um filme mudo e em preto e branco, O Grande Roubo do Trem inclui uma cena em que os fotogramas foram coloridos à mão. Isso acontece no momento em que uma dançarina aparece, acrescentando um toque de cor que era extremamente inovador para a época. Esse detalhe mostra o esforço em criar uma experiência visual mais rica para o público.
3. Inspiração em um crime real
A conexão com um evento verdadeiro ajudou a tornar o filme mais autêntico e cativante para o público da época, que já estava familiarizado com a lenda do famoso ladrão de trens.
4. Sucesso de bilheteria e exibição
Na época de seu lançamento, O Grande Roubo do Trem foi um enorme sucesso de bilheteria. Ele foi exibido em vários cinemas e também em máquinas de “peep show” (os primeiros aparelhos de projeção cinematográfica), que eram populares no início do século XX. Sua popularidade ajudou a solidificar o cinema como uma forma de entretenimento de massa.
5. Edwin S. Porter: Inovador do Cinema
Edwin S. Porter, o diretor do filme, é frequentemente creditado como um dos pioneiros no desenvolvimento da linguagem cinematográfica. Antes de trabalhar com filmes, Porter era um operador de projeção e eletricista, e sua compreensão das tecnologias de imagem e movimento permitiu que ele experimentasse e inovasse com novas técnicas de edição e filmagem.